Tratamentos

A Ortodontia e a Ortopedia Facial são ramos da odontologia que têm por objetivo devolver a harmonia facial e o equilíbrio das funções por meio de uma correta oclusão (encaixe dos dentes superiores e inferiores). Esse processo é realizado por meio das movimentações dentárias e do remodelamento das bases ósseas, conseguidos a partir do uso dos aparelhos específicos, que podem ser móveis ou fixos.

O tratamento ortodôntico pode ser realizado em qualquer idade e para diversos perfis de pacientes.

Thumbnail do vídeo
Criança

Tratamento ortodôntico para Crianças

Adolescente

Tratamento ortodôntico para Adolescentes

Adulto

Tratamento ortodôntico para Adultos

Tratamento ortodôntico para crianças

Nas crianças, podemos prevenir o amadurecimento da má oclusão, como mordida aberta, mordida cruzada e desequilíbrio do crescimento das bases ósseas.

Por isso, o momento ideal para iniciar o tratamento ortodôntico é na infância a partir de 6 anos de idade, quando podemos criar oportunidades para um desenvolvimento ósseo mais favorável e direcionar os dentes para uma posição adequada.

Desenho de criança Agendar avaliação Agendar avaliação

Tratamento ortodôntico para adolescentes

Os adolescentes, que em geral não desejam usar aparelhos fixos devido ao prejuízo estético em um momento da vida em que ocorrem várias transformações, agora contam com uma grande novidade: a Ortodontia Digital e Invisível.

Antes só disponível para os adultos, os alinhadores dentais podem ser utilizados com sucesso.

Desenho de adolescente Agendar avaliação Agendar avaliação

Tratamento ortodôntico para adultos

Nos adultos, o tratamento ortodôntico também é possível e traz resultados muito satisfatórios. A harmonia da posição dos dentes, atingida por uma correta oclusão, traz mais saúde ao permitir melhor higienização, leva à melhora da função ao distribuir as cargas mastigatórias e possibilita o ganho estético ao terço inferior da face.

Existem opções estéticas que tornam o tratamento mais confortável, entre elas a Ortodontia Digital e Invisível.

Desenho de adulto Agendar avaliação Baixar e-book Agendar avaliação

Pessoa dormindo

Ortodontia eApneia

Rosto

Ortodontia comFinalidade cirúrgica

Ortodontia e apneia

Na população adulta, a má posição dos ossos maxilares e dos dentes pode levar ao desenvolvimento da síndrome da apneia do sono. A apneia ocorre pela obstrução das vias aéreas superiores durante o sono e, em geral, está associada ao ronco. Essa condição leva a uma série de sintomas desagradáveis, como acordar cansado, falta de atenção e dificuldade de concentração, dores de cabeça, sonolência diurna, dentre outros.

Em longo prazo, a apneia favorece o desenvolvimento de diversas desordens sistêmicas, como hipertensão, insuficiência cardíaca, impotência sexual, problemas cognitivos e outros problemas graves de saúde.

Essas implicações levam à necessidade de um correto diagnóstico e plano de tratamento da condição, que pode incluir a cirurgia ortognática associada ao uso de aparelhos ortodônticos para reposicionamento ósseo e dental a fim de evitar a obstrução respiratória durante o sono.

Ortodontia com finalidade cirúrgica

Para casos em que as bases ósseas dos adultos possuem discrepâncias moderadas e severas, pode ser indicada a cirurgia ortognática, que consiste em reposicionar os ossos cirurgicamente, sempre com o tratamento ortodôntico associado.

Como resultado, obtemos a harmonia facial, com bases ósseas posicionadas adequadamente e dentes com correta oclusão.